22 de mai. de 2008

Carlisle sabe: Howard é fundamental para Dallas Mavericks

2 comentários
Por Jean-Jacques Taylor

O Dallas Mavericks, como atualmente construído, não é uma equipe de playoff em 2009.

Isso, porém, irá mudar quando Josh Howard jogar como o cara que foi um All-Star em 2007, e não como o que vimos nos playoffs.

Caso você se esqueceu, Howard teve média de 12,6 pontos e 7,0 rebotes, enquanto acertou 29,2% nos arremessos de quadra e 10% dos chutes para 3 contra Nova Orleans.

Ridículo.

Ele é melhor do que isso. Muito melhor.

E se ele está sendo honesto consigo mesmo, ele vai reconhecer isso. Ou pelo menos ele deveria. Afinal, ele teve média de 19,9 pontos, 45,5% FG e de 31,9% a partir de 3 de pontos durante a temporada regular.

Sabemos o que Dirk Nowitzki pode fazer. E nós sabemos o que pode fazer Jason Kidd, se Rick Carlisle cumprir a sua palavra e dar ao armador All-Star uma ofensiva mais adequada às suas forças.

Todavia, não temos qualquer idéia do que Howard vai fazer.

Ele irá re-emergir como uma estrela? Ou será que ele vai ser apenas um cara?

Essa foi toda a tônica do jantar de Carlisle com Howard. Ele chegou a Howard, como devido, para ter uma idéia de onde anda a cabeça do jogador de 28 anos nestes dias.

Felizmente, o treinador ouviu as palavras certas.

A conversa de Carlisle com Howard foi muito mais importante do que suas quatro horas de conversa com Dirk. Ou qualquer bate-papo que vai ter com Kidd.

"Ele tem de ser um cara que faz um pouco de tudo para nós, e eu sei que ele pode fazê-lo porque ele tem feito muita coisa contra meus times", disse Carlisle de Howard.

Um ano atrás, Howard parecia destinado ao estrelato. Por que não? Ele podia arremessar, driblar, defender e conduzir bem a bola.

Ele era um excelente jogador -- e o Mavs parece ter concordado, uma vez que o deu um contrato de quatro anos, de US$ 40 milhões -- e parecia pronto para emergir como um jogador de permanente nível All-star. Mais importante, ele parecia ter a mentalidade Pit Bull, que pensei que faltava para Dirk.

Eu estava errado.

Dirk provou a sua tenacidade, jogando como um superstar no final da temporada e nos playoffs, com muito menos do que 100 porcento de sua condição física por causa do joelho e tornozelo machucados.

Howard, porém, tem sido emocionalmente frágil.

Isso acontece algumas vezes. Muitos jogadores têm dificuldade em lutar contra algumas questões, sejam de ordem pessoal ou profissional. Mas eles aprendem a jogar a um nível elevado assim mesmo através de maturidade mental e tenacidade.

Algumas questões, como a seqüência de mortes de membros da família, certamente não foi culpa dele.

Mas a infeliz admissão de que ele fuma regularmente maconha na off-season foi culpa dele. Assim como foi culpa de Josh a sua controversa festa de aniversário, conduta de um único jogador, que levou Avery Johnson a cancelar um treino.

"Ele percebeu que cometeu um erro", afirmou Mark Cuban. "Nós conversamos sobre isso, e ele percebeu que tem que recuperar o atraso, no sentido de reconquistar a confiança de algumas pessoas. Porém, ele também é homem o suficiente para reconhecer que ele vai fazer isso e que terá o compromisso com tal".

Assim, a melhor oportunidade para o Mavs se tornar uma equipe de elite novamente é Howard se tornar uma estrela de novo.

Dirk está encaminhado para ser um integrante do ALL-NBA team novamente no próximo ano. Kidd, de 35 anos, porém, é velho demais para dominar todas as noites.

Com o foco certo, Howard pode estar entre os melhores jogadores da liga todas as noites. É só ele entrar agora no seu melhor.

Não há uma maneira de explicar o que ele fazia no banco ao final de um jogo apertado como foi durante a derrota no jogo 5 para New Orleans.

Esse deve ser o seu "verão de resgate". É a melhor forma de ser importante para o Mavs novamente.

Fonte: The Dallas Morning News.

2 Responses so far.

  1. Unknown says:

    novos ares em Dallas..vai dar certo.
    Carlisle neles!

  2. Eu não confio tanto assim no Howard. Ele sempre pipocou nos playoffs.

Leave a Reply

Gostou da postagem? Então comente!

 

Siga nosso blog

Arquivos