5 de nov. de 2010

Mavericks e defesa

0 comentários
Mais um começo de temporada, e mais uma vez Dirk e cia. começam forte rumo ao inédito título da NBA. Mas diferentemente de outras temporadas, o que vem impulsionando a equipe não é o ataque, muito pelo contrário.



Os Mavericks dos anos dois mil sempre foi conhecido por ser uma equipe que prezava principalmente pelo ataque, ficando abaixo dos cem pontos por jogo apenas uma temporada na última década. Por isso é no mínimo estranho para os torcedores que a equipe seja apenas a vigésima colocada nesse quesito, embora sua média continue com os bons noventa e oito pontos.

Não faz muito tempo se falava que Dallas não vencia se não anotasse cem pontos, mas nessa temporada isso caiu por terra junto com a mentalidade totalmente ofensiva da equipe.

O Dallas Mavericks hoje é uma equipe voltada para a defesa. E faz isso muito bem.

A equipe do técnico Rick Carlisle tem hoje a terceira melhor defesa da liga, sofrendo noventa pontos por jogo, e também é a nona em rebotes, com quarenta e três por jogo, números inimagináveis para essa equipe até pouquíssimo tempo atrás. E alguns dos responsáveis são:

  • Os poucos especialistas em defesa da equipe: Brendan Haywood, Tyson Chandler e Shawn Marion vem defendendo muito bem nesse início de temporada. A dupla de pivôs solucionou dois problemas crônicos da equipe que eram a defesa no garrafão e os rebotes. Já Shawn Marion tem vindo do banco principalmente para marcar o principal jogador adversário, e vem conseguindo dentro da medida do possível, com a prova disso sendo o erro de Carmelo Anthony no arremesso final da última partida.
  •  A evolução denfensiva dos outros jogadores: Dirk Nowitzki nunca foi um grande defensor, Jason Kidd já não é nenhum garoto e Jason Terry não tem tamanho nem vocação defensiva para enfrentar os grandes alas da NBA. Mas os três tem mostrado grande dedicação já não são muitos os jogadores que passam por eles sem nenhuma dificuldade.
  • Rick Carlisle: Desde que o técnico chegou, a pouco mais de duas temporadas, ele vem focando seu trabalho na defesa e os frutos já estão sendo colhidos. Seu esquema defensivo foi bem absorvido pelos jogadores, assim como a importância deste para o sucesso da equipe.
 "O Ataque ganha jogos, mas a defesa ganha campeonatos"

Talvez a maior máxima dos esportes seja verdade também para o Dallas Mavericks, e depois de tanto tempo e tantos fracassos, não custa nada tentar.

Leave a Reply

Gostou da postagem? Então comente!

 

Siga nosso blog

Arquivos