Primeiro dia de Pré-Olímpico e a zebra já rolou em Las Vegas!
O México, do técnico americano Nolan Richardson, bateu o selecionado de Porto Rico por 100 a 89, com excelente atuação do ala-armador Mariscal Mata, que anotou 30 pontos. O nosso querido JJ Barea não foi bem, sendo excluído com cinco faltas no último quarto.
O Uruguai sofreu, mas bateu o Panamá por 88 a 84 na prorrogação, com uma tremenda atuação do pivô do Atlanta Hawks Esteban Batista e o ala Nicolás Mazzarino. Batista, de 2m08, anotou 26 pontos e pegou 19 rebotes, enquanto Mazzarino fez 25 pontos. Pelo lado panamenho, o cestinha foi Jaime Lloreda, com 21 pontos. O ex-draftado pelo Mavs, Danilo Pinnock, teve 16 pontos.
Os Estados Unidos sobraram contra a Venezuela. Com um ataque equilibrado e uma forte defesa, os americanos não tomaram conhecimento dos venezuelanos e atropelaram, 112 a 69. Carmelo Anthony e Michael Redd anotaram 17 pontos, enquanto Amare Stoudemire e Kobe Bryant marcaram 16 e 14 pontos respectivamente. O maior pontuador da Venezuela foi Rodriguez Vasquez, com 12.
Por último, mas não menos importante, o Brasil suou, mas bateu o Canadá por 75 a 67. O melhor sexto-homem da última temporada, Leandrinho Barbosa, foi demais para os canadenses. Barbosa anotou 30 pontos, liderando o Brasil. O ala-pivô Tiago Splitter teve 12 pontos e 9 rebotes, mas cometeu cinco faltas. Pelo lado dos canadenses (que contam com o pivô dos Sixers Samuel Dalembert), o destaque foi Juan Mendez com 18 pontos. Nenê, que está de volta à seleção após quatro anos, veio do banco e fez 7 pontos e pegou 3 rebotes, além de ser expulso, cometendo cinco faltas.
Barea foi suspenso por duas partidas por ter ofendido o árbitro na primeira rodada do torneio.