Boston 98, Los Angeles 88. O jogo 1 das Finais deste ano foi apenas uma página no novo capítulo desta histórica rivalidade. Daqui 10 anos, quando eu me lembrar desta partida, terei a cena acima retratada como a grande lembrança da noite.
Após estar perdendo por 5 pontos no intervalo do jogo, o Boston Celtics se volta para seu líder, o ala Paul Pierce, para buscar a virada. Na marca de 6:49 restantes, o sempre excelente (mas não nessa noite) Kobe Bryant arremessa um lindo "fade-away" e faz mais dois pontos para o Los Angeles Lakers. O lance, apesar de bonito, foi trágico para o C's e seus torcedores.
Pierce, que nunca teve uma lesão séria, cai e se contorce de dor, segurando seu próprio joelho. Apesar de ser um MFFL, imaginava o que passava nas mentes dos torcedores de Boston ao ver Tony Allen e Brian Scalabrine carregarem seu capitão para fora.
Eis que, 1 minuto e 45 segundos depois, Pierce, com seu joelho direito enfaixado e mancando, volta ao banco do Celtics e, conseqüentemente, ao jogo. Logo em seguida, "The Truth" acerta dois triplos em apenas 22 segundos, sepultando simbolicamente o Lakers, ainda que estivéssemos apenas no terceiro quarto.
O que essa pequena anedota (que eu com certeza guardarei na minha mente para sempre) tem a ver com o nosso querido Mavs? Simples. Raça. Vontade. Entrega. Essas palavras resumem bem o que Pierce demonstrou ontem ao voltar para a quadra.
Pierce, que quando criança era um torcedor fanático do Lakers, hoje é um dos ídolos do Celtics. Mesmo atuando contra sua equipe de coração, o ala não iria deixar uma lesão (séria ou não) impedi-lo de conquistar o tão sonhado título. Segundo o jogador, ele não pensava em nada quando se lesionou. "Apenas queria voltar à quadra", disse.
Essa atitude deveria estar presente em todos os jogadores e times. No Mavs então, nem se fala. Nosso ídolo-mor, Dirk Nowitzki, é xingado por todo e qualquer jogador que não tem raça, que é fracote e covarde. Do elenco atual, apenas um jogador dá demonstrações de ter raça o tempo todo (Jason Terry). Quanto ao restante, é fácil ter raça e vontade quando se está 20 pontos à frente do Miami Heat. O que aperta é se entregar e se jogar em quadra quando se está perdendo por 5 para o San Antonio Spurs.
Na série contra o Golden State Warriors em 2007 e no confronto contra o New Orleans Hornets neste ano, ficou claro que o time necessita de uma "injeção" de raça e vontade. Nunca considerei e ainda não considero nosso elenco inferior a esses dois grupos. A diferença foi a vontade. O Warriors quis provar para o mundo que nosso time não era tudo isso que montavam, que 67 vitórias viravam zero nos playoffs. E conseguiram. O Hornets então, mostraram que o armador hall da fama Jason Kidd era nada mais que um obstáculo (ou seria brinquedo?) para Chris Paul.
Não podemos voltar atrás e refazer as duas séries, mas quem sabe, com um pouco mais de raça, de vontade e de entrega, o Mavs não teria saído vencedor de ambos confrontos. Para a temporada que vem, espero que Nowitzki, Kidd e companhia (não cito mais nomes pois, além desses dois, poderemos ter uma equipe totalmente modificada) lembrem-se de Pierce e do jogo 1 das Finais. Porque eu com certeza me lembrarei.
6 de jun. de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Texto magistral!
Concordo em gênero e numero e grau.
Jogao mesmo!!
E não será só vc FABIO, que se lembrará desse jogo daki a 10 anos, podemos nos lembrar com imagens diferentes, mas vamos nos lembrar...
E PIERCE, foi uma lição para qualquer jogador em fase final!!
NBA ETC E TAL
Entrem e comentem!
http://nba-etc-etal.blogspot.com/
Abraços
Sempre vi o Nowitzki como a raça do Mavs. E na minha mente tah até hj Michael Jordan como o cara com mais raça que eu já vi na NBA! Já até vi o cara jogar com febre e fazer 40 pontos.
Ótimo texto.
Fico muito feliz de estar assistindo ao vivo à cena, que com certeza demonstra muito do que o Dallas precisa.
E você conseguiu sumarizar bem no seu texto.
Parabéns pra você e principalmente para o Pierce.
Quanto ao Dallas...
Eu ainda acredito.
não acho que o terry tenha mais RAÇA que os outros!
ja vi ele marcando o NASH , por exemplo(esse sim EXEMPLO DE RAÇA) ...num tem "MOCOTÓ" pra aguentrar otranco , não!
ele tb CAI MUITO DE PRODUÇÃO NOS ARREMESSOS perto do fimdo jogo!
o JOSH e ELE realmetne caem de produção MAIS NO FIM DO JOGO..como o LAMMAR ODOm fez ontem..
foram 13 POTOS NO PRIEMIRO QUARTO...FICOU 14 MINUTOS SEGUIDOS SEM ERRAR UM UNICO ARREMESSO!
...
aí a coisa ficou na mão do ALEMÃO!
quem viu o jogo de ontem sabe doquetofalando ..o TEREIRO QUARTO DO BOSTON foi algo de INACREDITAVEL..com o garnett jogando 2 POSIÇÕES (4 e 5)..o Pierce jogando SEM JOELHO...
e o posey(com 2,03m) jogando de ALA PIVO NA DEFESA e de ALA PEQUENO no ataque(acertando os arremessod e 3 que ENTERRAM O LAKERS)
..
enfim..RAÇA ta no time todo!!
realmente num vejo RAÇA nem no TERRY, NEM NO JOSH , NEM NO DAMPIER..
em outros jogadores(como o caso do stack, do juwan howard e do eddie jones0 ja num tem mais FISICO pra competir na NBA!
...
enfim...
e o que resta?
GENTE REALMENTE QUE SE ENTREGA AO JOGO...MAS~, ESSES, NÃO APSSAM DE UNS 6 JOGADORES!
...
ta na hora de mudar...e os VILÕES não são o ARMADOR DE 35 ANOS QUE TEM UMA PUTA VISÃO DE JOGO e pega MAIS REBOTES DO QUE MUITO ALA/PIVO DA NBA!
nem o Alemão são essas MOCINHAS QUE VCS COSTUMA DEFENDER que ..NO TERCEIRO E QUARTO QUARTO cotumam CAIR DE PRODUÇÃO(é geralemten ensa hora que o alemão costuma acerar amis arremessos)
....
NÃO CULPEM QUEM NUM DEVE!
KIDD MARCA MUITO...o CP3, O IVERSON E KOBE É QUE SÃO SCORERS QUE PRECISAM DE DUPLA MARCAÇÃO!
[ERRATA] onde eu escrevi "aí a coisa ficou na mão do ALEMÃO!" queria falar "PIERCE"
...
to INDIGNADO COM VCS AINDA CULPAREM O ALEMÃO E O KIDD!
...
dou um CARRO pra esse blog se ...COM A SAIDA DOS 2 ANO QUE VEM o mavs conseguir MAIS DO QUE 30 VITÓRIAS!
..
sem eles o time acaba...agora..SEM O TERRY, O JOSH E O DAMPIER...
hummmm
seriam 28 MILHÕES A MAIS NA NOSSA CONTA!
valeriam um ARTEST, UM MELO E UM CAMBY!
esses sim RAÇUDOS!
acho até o MAGGETTE tem mais cara de RAÇUDO DO QUE OS 3!
...
superou um puta de uma contusão!
e ainda joga num PUTA NIVEL COMPETITIVO!!
...
não culpem as pessoas erradas!
Quem aqui culpou o Dirk?
E o Kidd é considerado culpado por quase todo mundo, mas não por ele em si, mas pela troca mal feita (mas não por mim, que ainda continuo achando a troca boa e que o Harris não vai passar de um bom jogador na NBA -- OK, estou sozinho nessa).