13 de mar. de 2008

Senta Que Lá Vem História - Roy Tarpley, o antecessor de Nowitzki

1 comentários
Se a história do Mavs pode ser definida como A.D. e D.D. (Antes e Depois de Dirk), o A.D. terá um nome que poderia ter mudado todo o percurso da franquia - Roy Tarpley. Um ala de força típico, Tarpley era um dos líderes do Mavs do final da década de 80 com seus rebotes e seu jogo no interior do garrafão. No entanto, o que parecia ser o início de uma promissora carreira se tornou uma história trágica.

Tarpley foi escolhido na sétima posição do draft de 1986 pelo Dallas Mavericks, sua única equipe na NBA. O ala (que também jogava de pivô) vinha de uma boa carreira na Universidade de Michigan, onde havia jogado por 4 temporadas, com médias de 13,1 pontos, 7,8 rebotes, 1,0 assistência, 2,1 tocos e 0,8 roubos, além de acertar 52% de seus arremessos. Ele liderou Michigan a dois títulos da conferência Big Ten, além de ter sido eleito o Jogador do Ano da conferência em seu terceiro ano com médias de 19 pontos e 10,4 rebotes.

Na NBA, Tarpley foi usado como reserva em seus primeiros anos. Logo em sua temporada de novato ele já causaria um impacto, sendo eleito para o Primeiro Time dos Novatos com médias de 7,5 pontos e 7,1 rebotes. Na temporada seguinte, a consagração: Tarpley foi eleito o Sexto Homem do Ano ao postar médias de 13,5 pontos, 11,8 rebotes, 1,1 toco e acertar metade de seus arremessos. Ele foi o primeiro jogador reserva a terminar uma temporada entre os 10 melhores nos rebotes. "Ele é o melhor reserva da Liga hoje em dia. Não é nem justo. Ele tem o único fundamento que todos os técnicos querem e não sabem ensinar, que é o rebote", disse na época o técnico George Karl, hoje no Denver Nuggets. Tarpley ainda foi o único jogador dos playoffs de 1988 a ter dois jogos com mais de 20 rebotes. Ele ainda quebrou o recorde do Mavs com 43 duplo-duplos.

Após uma temporada incrível, o inferno. Em 88-89, Tarpley é suspenso pela liga por 49 partidas por infringir pela segunda vez a política de uso de drogas. Outras contusões ainda limitam o ala a apenas 19 jogos. Após mais uma temporada repleta de lesões, Tarpley é expulso da Liga em 1990 por ser pego por uso de drogas novamente. Em 1994, o ala tenta um retorno, mas novamente é pego e banido pelo uso de drogas, encerrando sua carreira na NBA de maneira trágica.

Tarpley foi jogar na Europa nos dois anos seguintes, defendendo as equipes Aris BC, Olympiakos BC e Iraklis BC. Com o Aris, Tarpley foi campeão da Copa Européia, sua única glória na Europa.

One Response so far.

  1. Vinny says:

    BELA E TRISTE HISTÓRIA, FÁBIO!!
    ..bela pela pesquisa..mas triste porque realmente o tanto de DRAFTS que, se eu num me engano ,o Mavs teve que se desfazer pra te-lo no time...foi grande!
    Ainda tivemos as contusões do RolandoBlackman e de outros "estrelas " na epoca, né?
    ai em 92 o MAIS TRAGICO DOS MOMENTOS do mavs...a temproada das 11 vitórias!!
    ...
    enfim..TRAGICO POR TARPLEY...tragico pro Mavs!!
    ...
    mas as coisas mudaram um bocado de lá pra cá!!
    eu espero!

Leave a Reply

Gostou da postagem? Então comente!

 

Siga nosso blog

Arquivos